top of page
00025.png

Brinquedoteca

Virtual

Histórico da Brinquedoteca

De acordo com a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBRI), a brinquedoteca é o espaço mágico criado para dar oportunidade às crianças de brincar de forma enriquecedora. Gimenes e Teixeira (2011) afirmam que "podemos conceituar uma brinquedoteca como um espaço limitado, cujo interior encanta todas as pessoas".

Segundo Cunha (1992), a sugestão para a criação de um espaço infantil para brincar surgiu em Los Angeles, em 1934. No Brasil, a primeira brinquedoteca surgiu em 1981, fundada por Nylse Cunha na Escola Indianópolis.

Cavalcante Neto e Diniz (2018) afirmam que com o advento da tecnologia os comportamentos sociais foram inovados. Os ambientes de aprendizagem deixaram de ser pensados unicamente para espaços físicos e foram idealizados também para ambientes virtuais. Nesse contexto, a brinquedoteca virtual mostra-se uma ferramenta flexível e integradora.

 

As informações disponibilizadas no site contribuem para a formação de estudantes de graduação em Pedagogia e outras áreas afins e para a formação continuada de professores atuantes em escolas particulares, municipais e filantrópicas, além de outros ambientes informais de aprendizagem.

CAVALCANTE NETO, F. S.; DINIZ, J. R. B. Brinquedoteca virtual: ludicidade e tecnologia na Formação de novos pedagogos. In: CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 24. 3 a 7 de outubro de 2018. Florianópolis – SC. Anais… Florianópolis – SC: ABED, 2018.
CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no mundo. In: FRIEDMANN, A. et al. (Coord.) O direito de brincar: Brinquedoteca. São Paulo: Scritta/Abrinq, 1992.
GIMENES, B. P; TEIXEIRA, S. R de O. Brinquedoteca: manual em educação e saúde. São Paulo: Cortez, 2011.

0007.png

Nossa Expectativa

Proporcionar

Oportunidade de brincar sem exigir desempenho

Incentivar

A expressão operativa da criança, contribuindo para o seu equilíbrio emocional.

Fomentar

A Criatividade e a sociabilidade

Além de inspirar mudanças positivas

0008.png

Jogos

Jogo da Memória

0009.jpg

Histórias e músicas

0010.jpg

Livros e Tirinhas Infantis

bottom of page