top of page

Curso de
Direito
Detalhes do Curso
Área de graduação:
Jurídico
Duração do curso:
10 Períodos
Sede:
Betim / MG
Tipo de graduação:
Por apenas:
R$499
,00
Mensalidade
DIREITO
SOBRE O CURSO:
curso de direito é uma graduação da modalidade bacharelado e tem duração média de 5 anos ou 10 semestres. Em linhas gerais, essa formação é composta de várias disciplinas teóricas e práticas que constituem áreas do direito, por exemplo:
•direito civil
•direito penal
•direito processual
•direito do trabalho
•direito ambiental
•direito tributário
As matérias abrangem diversos aspectos da vida pública e privada e do comportamento humano, como obrigações e responsabilidades, contratos, direito de família, direitos humanos etc.
O aluno interessado em seguir na advocacia precisa prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cuja aprovação garante a autorização para fazer o registro profissional, obter a carteira e exercer a profissão.
O curso de direito tem caráter generalista: os três primeiros anos são mais teóricos e aos poucos as áreas específicas e a parte prática vão sendo introduzidas. Há na formação curricular estágio obrigatório e o trabalho de conclusão do curso (TCC) é geralmente uma monografia.
Normalmente, ao fazer o curso de direito, o estudante tem ao fim do seu curso a opção de atuar como advogado ou seguir carreira jurídica.
Advocacia
Representa e intermedia para empresas, instituições e pessoas.
Arbitragem internacional
Trabalha resolvendo conflitos, majoritariamente comerciais, entre governos e entidades de diferentes países.
Direito administrativo
Trabalha com a legislação aplicada na administração pública.
Direito ambiental
Atua diante de conflitos que permeiam a relação do homem com o meio ambiente.
Direito civil
Uma das áreas mais amplas e conhecidas. O profissional atua representando interesses nos conflitos que envolvem propriedade de bens, transações de negócios, direito da família, das obrigações, das sucessões etc.
Direito comercial
Lida com as questões legais referentes a abertura e fechamento de empresas, além de outros aspectos das relações comerciais.
Direito do consumidor
Garante o cumprimento das leis que mediam as relações entre consumidor e empresas.
Direito contratual
Representa uma das partes na redação e assinatura de contratos de compra e venda.
Direito de propriedade intelectual
Trabalha pela garantia dos direitos autorais sobre obras.
Direito digital
Trabalha com questões jurídicas envolvendo internet, informática e tecnologias.
Direito penal ou criminal
Responsável pela defesa ou acusação em processos criminais contra pessoas físicas e jurídicas.
Direito trabalhista e previdenciário
Trabalha com representação no contexto da relação trabalhador-empregado, além de lidar com questões de sindicatos e da previdência social.
Direito tributário
Atua com a legislação referente a arrecadação de impostos, obrigações tributárias
e atribuições dos órgãos de fiscalização.
Carreira Jurídica
Trabalha em órgãos públicos municipais, estaduais ou federais. Normalmente o acesso se dá via concurso público. As principais áreas são:
•advocacia ou defensoria pública
•delegacia de polícia
•magistratura
•ministério público
Vale lembrar: Para ser advogado, é obrigatório passar no exame da OAB.
CAMPO DE ATUAÇÃO:
Como foi visto, há muitas opções para um estudante seguir ao fim de sua capacitação. Contudo, é preciso estar atento ao fato de que, independentemente da área escolhida para atuar, investir em aperfeiçoamento e continuar estudando são práticas para o resto da vida.
Depois de formado, nem sempre o aluno já se decidiu quanto à carreira, mas, de todo modo, ao encontrar a realidade do mercado, ele tem melhores condições de entender as tendências e demandas, se posicionando conforme o seu interesse.
Quanto às tendências em alta no direito, pode-se ressaltar a área de compliance, que tem sido um ponto de atenção para empresas. Diante dos recentes impactos por conta da pandemia de covid-19 há bastante demanda na área trabalhista, de recuperação judicial e de crédito e tributária.
Também merecem destaque a área de direito médico e a direito digital com a expansão das transações online. Em linhas gerais, o mercado de direito se mantém aquecido, pois há sempre necessidade de representação, arbitragem etc.
bottom of page