top of page
top.jpg

Lenice dos Santos Ferreira

CPF:

E-mail:

Data:

00156172623

13 de agosto de 2023 22:45:08

Nota

70

...

Redação

É de conhecimento geral que o Brasil é um país de grande predominância de miscigenação, com antepassados por exemplo, indígenas, africanos e europeus. O mesmo tem em seu DNA uma imensa e complexa mistura de raças e povos de diferentes etnias.
Dessa forma, o Brasil é conhecido por sua diversidade cultural formado por tantas misturas, que é preservado a herança de vários grupos étnicos dissemelhantes mostrando a importância da miscigenação para o povo brasileiro.
A ascensão e queda de impérios, o fluxo das rotas comerciais, a prática da escravidão são exemplos de eventos que resultaram na miscigenação das populações ao redor do mundo. Tais episódios deixaram um registro no genoma humano que, até então, era complexo demais para ser decifrado em escala global.
Uma das consequências desse fato é que as pessoas miscigenadas tendem a ter "passibilidade" para trilhar entre outros grupos que tem preconceito com as outras de pele mais pigmentada.
Para que não haja a falta de empatia com pessoas miscigenadas, deve-se ampliar o conhecimento geral para todas as idades, não só em ambientes escolares mas também em locais de trabalho e espaços abertos sobre este determinado tema, para que mais pessoas possam compreender a miscigenação racial no Brasil.