top of page
top.jpg

Livian Guimarães Luciano

CPF:

E-mail:

Data:

12076314695

1 de agosto de 2024 12:17:18

Nota

75

...

Redação

A miscigenação racial é um traço fundamental na identidade brasileira, resultante da confluência de diversas etnias e cultura, esse processo iniciou com a chegada de colonizadores portugueses, pelo tráfico de escravos africanos e pela imigração. No entanto, essa miscigenação envolve questões sociais e raciais complexas, partindo do "Mito da democracia racial" às desigualdades existentes até hoje no Brasil.
O mito da democracia racial criou uma ideia de harmonia entre raças, sugerindo inexistência de racismo, distorcendo o padrão das relações raciais; atores como: Kabengele Munanga, Florestan Fernandes, Conceição Evaristo desmistificam a ideia da existência de uma democracia racial.
A realidade é que, apesar da miscigenação, a população preta sofre profundas desigualdades raciais e sociais, sejam na educação, no mercado de trabalho e no acesso a oportunidades econômicas.
Sendo assim, a miscigenação racial no Brasil molda rica diversidade cultural, mas obscurece as desigualdades e o racismo estrutural existentes. Para construir uma sociedade igualitária e justa é necessário reconhecer e enfrentar com criticidade as questões raciais, com promoção de políticas públicas que valorizam a diversidade, mas garantam a igualdade de oportunidades para todos, realizando, assim o pleno potencial de sua miscigenação como uma força positiva, motivadora, unificadora e capaz de tornar um país melhor para todos.

bg3.jpg
bottom of page