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Curso de

Educação Especial

Detalhes do Curso

Área de graduação:

Educação

Duração do curso:

08 Períodos

Sede:

Betim / MG

Tipo de graduação:

Por apenas:

R$199
,90
Mensalidade
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE O CURSO: aprender de forma autônoma e contínua; produzir e divulgar novos conhecimentos, tecnologia, serviços e produtos; empreender formas diversificadas de atuação profissional; atuar multi/inter/transdisciplinarmente; comprometer-se com a preservação da biodiversidade no ambiente no ambiente natural e construído, com sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida; gerenciar processos participativos de organização pública e/ ou privada e/ ou incluir-se neles; pautar-se na ética e na solidariedade enquanto ser humano, cidadão, e profissional; buscar maturidade, sensibilidade e equilíbrio ao agir profissionalmente O profissional formado pelo curso de LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL na modalidade em EAD da ISEIB atuará na docência dos serviços de apoio pedagógico especializado, nas escolas de ensino regular, oferecidos na sala de recursos ou multifuncionais ou classes especiais, aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, atuando de forma transversal nos diferentes níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. CAMPO DE ATUAÇÃO: Poderá atuar na docência em instituições de ensino especial junto aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação. Poderá atuar junto a equipes de ensino comum e/ou especial, no que se refere às secretarias e diretorias de ensino e instituições especializadas, em serviços de consultoria colaborativa; ou ainda na gestão escolar na instituição de ensino especial. Poderá atuar em serviços de apoio pedagógico especializado, ofertados em classes hospitalares, nos serviços de ensino itinerante, nos serviços de ensino domiciliar. E ainda em serviços especializados de interpretação de linguagens e códigos, tais como as que envolvem a Língua Brasileira de Sinais, o sistema Braille ou outros sistemas de comunicação alternativa aumentativa, utilizados por pessoas com deficiências ou transtornos globais de desenvolvimento. Visa ainda formar profissionais que atuem de forma ética, crítica e reflexiva frente às diferentes situações educacionais que contemplem o alunado da Educação Especial. Espera-se, portanto, que ao longo de sua formação, o aluno desenvolva conhecimentos e habilidades importantes que sirvam como base para o bom desempenho de suas atividades profissionais. Para tanto, como professor de Educação Especial, o diplomado deverá ter competências para: 1. Compreender o campo da Educação Especial como uma disciplina em evolução, conhecendo sua história, filosofias, princípios e teorias, embasados em evidências científicas, além das legislações e demais aspectos das políticas sob diferentes perspectivas; bem como todos os assuntos relacionados ao campo da Educação Especial e geral, que dizem respeito aos indivíduos com necessidades educacionais especiais, tanto na escola quanto na sociedade; 2. Avaliar as características dos alunos e identificar suas necessidades educacionais especiais; 3. Flexibilizar e individualizar a ação pedagógica nas áreas do conhecimento e diferentes etapas de formação da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio), Ensino Superior e da Educação de Jovens e Adultos, de modo a responder às necessidades específicas dos educandos; 4. Avaliar continuamente a eficácia do processo educativo para o atendimento às necessidades observadas nos alunos; 5. Atuar em equipe e em colaboração com o professor do ensino regular, por meio do ensino e consultoria colaborativa nas ações pedagógicas, com as famílias e todos os profissionais da educação e saúde envolvidos com os estudantes sob sua responsabilidade; 6. Dominar metodologias específicas para o ensino das diferentes categorias de alunos, a saber: indivíduos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação. 7. Ensinar em diferentes ambientes de aprendizagem e escolarização, incluindo salas de recursos multifuncionais, classes especiais, escolas especiais, classes hospitalares ou em domicílios, desenvolvendo práticas necessárias à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, sempre que não for possível sua escolarização em classes comuns, de escolas regulares. 8. Envolver-se em atividades profissionais, participar das ações da comunidade de modo a favorecer a aprendizagem de conteúdos que além de beneficiar os indivíduos com necessidades educacionais especiais e suas famílias, irão promover a profissão; 9. Aprender a aprender, refletir e ajustar suas práticas, que serão guiados pelos padrões de prática ética e profissional.

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