top of page
Logística
Graduação
TECNOLOGO EM LOGISTICA
SOBRE O CURSO:
O NDE do curso de Tecnólogo em LOGISTÍCA na modalidade EAD da FISBE foi reestruturada em respeito ao Parecer CNE/CES nº 277/2006; PARECER CNE/CES Nº: 239/2008, Parecer CNE/CP 17/2020, RESOLUÇÃO Nº 2, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2020 e a RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021 com a carga horária 1.600 horas com módulos de 60 minutos e definiu o seguinte perfil de egresso:
O tecnólogo em Logística é o profissional especializado em aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte. Atuando na área logística de uma empresa ou organização, planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Ele desenvolve e gerencia sistemas logísticos de gestão de materiais de qualquer natureza, o que inclui redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda controlar recursos financeiros e ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.
As responsabilidades no exercício das atribuições exigem visão sistêmica e estratégica, capacidade de comando, liderança, além de densos conhecimentos de estratégias de segurança e respectivas tecnologias e equipamentos.
Gerencia as operações e processos logísticos.
Promove a segurança das pessoas, dos meios de transporte, dos equipamentos e cargas. Articula e atende clientes, fornecedores, parceiros e demais agentes da cadeia de suprimentos.
Elabora documentos de gestão e controles logísticos. Estrutura e define rotas
logísticas considerando os diferentes modais.
Articula processos logísticos em portos, aeroportos e terminais de passageiros nos diferentes modais.
Gerencia e supervisiona o recebimento, o armazenamento, a movimentação,
a embalagem, a descarga e a alienação de materiais de qualquer natureza.
Gerencia o sistema logístico e sua viabilidade financeira.
Gerencia e articula sistemas de manutenção, de suprimento, de nutrição e de atividades financeiras.
Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
CAMPO DE ATUAÇÃO:
O aluno do curso de LOGÍSTICA na modalidade EAD da FISBE poderá atuar em empresas de qualquer segmento, públicas ou privadas, ocupando cargos de gestão, como os de gerente, supervisor, chefe, coordenador. Também poderá criar seu próprio empreendimento, atuando como seu sócio ou gestor e ainda:
• Atuação na gestão e implementação de processos estratégicos em negócios.
• Atuação na análise e gestão organizacional das empresas.
• Coordenação do processo de tomada de decisão e aplicação de procedimentos de gestão estratégica.
• Planejamento, desenvolvimento e implantação do processo de gestão nos níveis tático e estratégico.
• Desenvolvimento e implementação de ferramentas e processos de gestão para empresas em nível de consultoria.
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com a missão da FISBE, os concluintes do Curso Tecnólogo em LOGÍSTICA na modalidade EAD deverão ser tanto um gestor de processos, como um intelectual consciente de sua responsabilidade político social, assumindo de maneira transformadora o seu papel em práticas gerenciais que ocorram na organização e fora dela. Deverá, portanto, ser aquele gestor de processos que, na permanente investigação de sua prática gerencial, repense e recrie a teoria, na relação entre o saber e o fazer.
A partir do Projeto Pedagógico do Curso de Tecnólogo em LOGÍSTICA na modalidade EAD da FISBE considera que os graduandos ingressantes estejam preparados para analisar, interpretar, planejar, implantar, coordenar e controlar trabalhos nos campos de administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção e relações industriais.
No atual cenário, as empresas passam por diversas transformações tecnológicas, inclusivas, ética e social, de novos negócios em seus processos e demandas de mercado. Estas mudanças ocorrem em grande velocidade exigindo cada vez mais dos profissionais, conhecimentos e flexibilidade para acompanhar as evoluções. A capacidade para liderar e trabalhar em equipe, a busca de melhores soluções para os diferentes mercados bem como a capacidade de gerenciar informações transformando-as em produtos e serviços de alta qualidade são exigências deste cenário de globalização da economia.
O Tecnólogo em LOGÍSTICA na modalidade EAD da FISBE trabalhará na elaboração e implementação de planos de negócios, planejamento e organização das corporações por meio de métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial, especificamente, nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, logística de movimentação de mercadorias e no gerenciamento de finanças e pessoas.
AREAS:
Armazenamento e definição de embalagens adequadas
Uma das funções de um profissional de Logística é se preocupar com a otimização dos espaços físicos. Por isso, ele tem a responsabilidade de avaliar as condições de armazenamento dos ambientes e identificar as mudanças que precisam ser feitas.
Por exemplo: carnes e massas precisam de ambientes adequadamente refrigerados para evitar que os produtos estraguem. E cabe ao profissional em Logística providenciar os equipamentos necessários para esse tipo de situação.
Ele também é responsável por conhecer os vários modelos de materiais que podem ser utilizados para embalar os produtos e identificar a melhor opção para a empresa. Por exemplo: enquanto o macarrão pode ser embalado em pacotes plásticos ou caixas, uma geladeira vai precisar de materiais que protejam o equipamento de riscos e quedas.
Cadeia de Suprimentos (Supply Chain)
Essa é uma área que não olha apenas para os processos internos de uma empresa, mas para todos os parceiros envolvidos: transportadoras e fornecedores.
Por esse motivo, o profissional de supply chain é muito valorizado pelo mercado, uma vez que precisa buscar uma integração entre todos os setores para gerar economia e eficiência nos processos. Ao desenvolver as atividades de maneira integrada, o tecnólogo em Logística consegue obter uma maior satisfação dos clientes ao realizar entregas antes do prazo.
Consequentemente, isso aumenta a competitividade e a lucratividade da companhia.
Controller Logístico
É a área de controladoria, responsável pelo planejamento estratégico da área de Logística. O profissional é quem organiza o processo logístico, trabalhando na sua execução e monitoramento. Sendo assim, faz as atualizações necessárias caso haja alguma mudança de cenário. Outras atribuições do controller de Logística é a elaboração do orçamento para essa área, bem como a definição dos indicadores de produtividade, de desempenho e de performance em custos. Dessa forma, nessa função, ele consegue pensar em ações para corrigir erros e prevenir desvios que possam atrapalhar o andamento e qualidade dos processos.
É um profissional muito valorizado, pois assume ainda o papel de consultor, auxiliando os diretores e gestores da companhia na tomada de decisão.
Processos Logísticos e gestão da informação
O tecnólogo em Logística é o principal responsável por acompanhar o processamento de pedidos e garantir que o item certo chegue ao cliente. Por isso, ele deve buscar sistemas eficientes para o acompanhamento das operações e fazer a organização de todos os dados de forma sistemática.
Por exemplo: é necessário identificar a matéria-prima armazenada no estoque e manter os itens em ordem para que possam ser encontrados na hora da produção. Também é fundamental fazer a gestão desses produtos, uma vez que, se houver falta deles, todo o processo de fabricação será interrompido.
Logo, o profissional de Logística pode atuar com toda a coordenação do estoque, geração de pedidos, entregas, criação e análise de relatórios para o acompanhamento dos processos.
Rotas e Meios de Transporte
Em algumas empresas, o profissional atuará especificamente na coordenação das rotas e dos meios de transporte das mercadorias. Tudo depende do tamanho da companhia e das atividades exercidas.
Nesse caso, ele será o responsável por fazer orçamentos com transportadoras a fim de minimizar os gastos. Ele também deve avaliar a segurança do transporte e identificar quais são as melhores rotas para evitar roubos de carga e congestionamentos. Afinal, o objetivo é fazer com que o produto chegue ao consumidor em perfeito estado e dentro do prazo.
TMS e WMS
Para o profissional de qualquer área crescer e ampliar sua atuação é preciso estar atualizado quanto às novidades tecnológicas.
Na Logística isso não é diferente. Assim, quem domina as ferramentas de gestão de transportes (TMS) e de armazéns (WMS) pode sair na frente.
O TMS é utilizado para controlar as operações de transporte em todas as etapas da cadeia Logística, desde a expedição até a entrega ao consumidor. É um sistema que faz a gestão da manutenção da frota, dos tempos de parada, controle de documentos, fretes, entre outras funcionalidades.
Já o WMS tem o objetivo de automatizar as etapas de recebimento, armazenagem e expedição, otimizando, desse modo, a gestão do estoque e o controle das mercadorias que estão armazenadas.
Planejamento da demanda e estoques
Uma função essencial para que uma empresa consiga manter o fluxo adequado de mercadorias para atender seus clientes com qualidade é o planejamento de demanda e estoques. Imagine fechar uma compra, mas não ter o item em estoque?
Para driblar esses e outros problemas, o profissional de Logística precisa fazer uma previsão da demanda dos produtos e serviços da companhia. Sendo assim, ele realiza um planejamento detalhado para saber onde e quando os produtos serão requisitados e também para estimar qual é a quantidade necessária.
É uma área que trabalha com a gestão de estoques, pois envolve fazer os pedidos de matérias-primas e produtos antes mesmo de saber exatamente qual será a demanda.
São, portanto, processos que vão garantir a qualidade e eficiência dos serviços, pois, ao estimar as vendas, a empresa consegue se planejar e atender com excelência.
Prevenção de perdas
As perdas fazem parte do dia a dia de qualquer negócio, mas é importante minimizá-las para evitar grandes prejuízos à organização. É por isso que uma das áreas de atuação do tecnólogo em Logística é justamente a de prevenção de perdas.
Esse profissional atua para manter o estoque equilibrado, acompanhando a movimentação dos itens e evitando inconsistências entre a descrição do sistema, que mostra a existência do produto.
As perdas ocorrem por diversos fatores, como furtos, roubos, danos nos produtos ou ainda por uma gestão ineficiente do estoque, o que acarreta a geração errada de pedidos. Em resumo: a empresaperde receita, o que compromete seu resultado financeiro. Por isso, ao prevenir as perdas, os erros ou até a ação de pessoas que estão mal-intencionadas, o profissional age de maneira proativa, buscando métodos para evitar transtornos.
Como está o mercado de trabalho para Logística?
Se existe um campo profissional bastante aquecido atualmente é o de Logística, e é fácil de entender a razão: as fronteiras entre os mercados estão cada vez mais reduzidas, ou seja, a globalização permite trocas comerciais com empresas de todo o mundo.
Dessa maneira, as companhias que não querem ficar para trás precisam de sistemas estratégicos para negociar e encontrar fornecedores, e é aí que entra o profissional da Logística. Ele é quem vai comandar as áreas de armazenagem, compra de suprimentos, transporte e distribuição de produtos, estoques, importação e exportação, de modo a garantir agilidade e segurança nos processos junto à redução de custos.
Setores variados
Muita gente pode pensar: mas nem todas as empresas atuam em nível global. Isso é verdade, porém mesmo as organizações que só tem atuação nacional também precisam de uma área voltada para a Logística.
Estamos falando de setores variados, como indústria, comércio, serviços e agronegócio, que lidam diariamente com a competitividade e precisam se destacar.
Além dos fatores que citamos acima, é preciso incluir ainda a expansão do comércio eletrônico, que precisa gerenciar estoques e entregas em todo o Brasil, ou seja, necessita também desse profissional para não perder as vendas ou desagradar os consumidores.
Outra questão é que, hoje, o cliente está mais exigente, por isso as empresas que não querem perder mercado devem ter qualidade em todas as etapas de produção. Nesse ponto, os conhecimentos da Logística fazem a diferença para o crescimento do negócio.
A Instituição incentivará o desenvolvimento da pesquisa através da atribuição de horas/aulas aos professores pesquisadores para realização de projetos aprovados institucionalmente e ao Programa de Iniciação Científica. Também, possibilitará a formação de grupos de estudos interdisciplinares sob a Coordenação de professores, mestres e doutores, que se reunirão em seminários de pesquisa, simpósios, produção de artigos para publicação, apresentação de painéis e conferências na Instituição e fora dela.
O Curso de Tecnólogo em LOGÍSTICA na modalidade EAD da FISBE buscará incentivar a extensão através da veiculação dos conhecimentos a serviço da comunidade, intervindo nessa realidade visando uma formação profissional conectada com os problemas que emergem dessa realidade, assim como a demanda decorrente da evolução científica e tecnológica. Na política de extensão serão incentivados os projetos de responsabilidade social e ambiental, enfatizando a projetos que prestigiam a inovação e desenvolvimento educacional e tecnológico. Semestralmente, será oferecida aos acadêmicos eventos científicos que possibilitará: apresentação dos conhecimentos adquiridos através de atividades variadas, pesquisas realizadas, exposições de projetos inovadores, momentos de palestras, conferências, e outras atividades realizadas no âmbito do curso.
Demonstram, de forma incisiva e cristalina, as diretrizes curriculares do curso de graduação em LOGÍSTICA que a concepção de um curso tecnólogo, consoante exigência dos padrões de qualidade, deve satisfazer às demandas essenciais de uma comunidade de valores democráticos, éticos, inclusivo e tecnológico.
Nesse sentido, o curso de LOGÍSTICA na modalidade EAD da FISBE busca estimular o desenvolvimento das habilidades individuais e, simultaneamente, a conscientização política do aluno inserindo-o como membro de uma comunidade de cidadãos conscientes da realidade que os circundam.
O curso Tecnólogo em LOGÍSTICA na modalidade EAD da FISBE está alicerçado em uma concepção democrática e adota métodos hermenêuticos adequados e interdisciplinares, como requisitos de uma leitura teorética dos fenômenos educacionais em face do processo de globalização. Tal leitura implicará em um sistema de aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável à formação dos tecnólogos.
Assim, o referido curso está plenamente apto a propiciar ao seu alunado sólida formação geral, humanística e técnica, mediante a estrutura curricular que contempla as novas demandas sociais, econômicas e tecnológicas, com densidade teórica adequada sem perda de seu viés pragmático.
bottom of page